#WISE reuniu 3.000 educadores, líderes e influentes na educação pela Fundação Qatar em Doha, para discutir o futuro da educação e o papel do ser humano: peça fundamental dessa transformação.
Na maioria dos mitos antigos, existe sempre alguém que salva uma criança abandonada. Esse alguém é, consequentemente, um adulto – o ser humano que já passou por etapas de vida e de educação, colecionando experiências. Assim, construindo uma imagem global como mentor de toda educação. A grande questão é que a realidade do nosso hoje, coloca esse papel, na maioria das vezes, alternado: a criança tem muito mais a ensinar aos adultos, do que os adultos para ensinar às crianças.
Muito mais do que inverter papéis, a nova Era também nos mostra além: a educação nunca foi e nunca será um problema único de professores, escolas e governos. Mas, sim, de uma sociedade inteira. É dever da comunidade, promover a qualidade e a capacitação de ensino. A educação começa em casa, anda pela rua e às vezes estaciona por um tempo em sala de aulas – essas, que precisam urgentemente mudar sua metodologia de aplicação de ensino e o que de fato ensinar. Aliás, devemos ensinar ou gerar questionamentos?
Uma educação horizontal no #WISE
Assim, como já falamos sobre uma liderança horizontal – aquela em que colaboradores criam e dividem ideias na mesma proporção que gestores – a educação horizontal também prevê um futuro onde alunos criam liberdade para compartilhar troca de conhecimento e experiência, transformando a sala de aula em um grande laboratório de desenvolvimento criativo que levará ao verdadeiro futuro da educação – como já explicamos neste artigo de 2019.
Em 2019, a Escola de Criatividade compartilhou vários eventos em que o assunto era o mesmo: uma educação inovadora. Na programação do #WISE 2019, o tema não foi diferente: discutindo o papel do ser humano no processo educacional do futuro, com mais de 3.000 educadores, tomadores de decisão e especialistas influentes dos setores público e privado de mais de 100 países que se reuniram em Doha, para participar de plenários, diálogos, debates e sessões de networking sob medida para reimaginar e construir o futuro da educação.
O ser humano é o grande mentor que conduz o caminho do mundo e seus avanços – ou seja, a mudança acontece por conta da nossa evolução. Se a nossa evolução é o futuro da inteligência artificial e das novas tecnologias, é porque nós fomos os autores desse acontecimento. Agora, cabe a nós identificarmos o que precisamos conduzir de maneira inovadora, para acompanhar este novo tempo. E, claro que este processo começa pela educação.
Quando falamos sobre a educação do amanhã, o mais importante papel do ser humano será desaprender e reaprender novas habilidades e antigas habilidades, habilidades humanas e não técnicas. Conhecimentos que nos permitirão prosperar como indivíduos e sociedade. Isso se estende à maneira como ensinamos, à maneira como aprendemos e como o conhecimento será compartilhado.
O nosso fundador Jean Sigel compartilhou um pouco do conhecimento adquirido na programação do #WISE2019, publicado ano passado que você pode conferir aqui – mas, o melhor ainda está por vir: Os conceitos são amplos e ao mesmo tempo estimulantes! Todos eles estarão presentes em nossa palestra e workshop, carregando as experiências e práticas coletadas diretamente da programação do #WISE: o maior evento de inovação na educação do mundo promovido pela Fundação Qatar em Doha.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail imagine@escoladecriatividade.com.br