Se você perguntar aos executivos hoje se o trabalho deles é ter a resposta certa sempre, a maioria diria que sim. De fato, a maioria diria que produzir respostas para os desafios críticos enfrentados por sua organização é como eles alcançaram sua posição de alto nível. Quem diria o contrário? Mas é hora de desafiar essa convicção.
A capacidade de navegar pela ambiguidade e guiar pessoas e organizações sem saber o que está por vir será uma das principais qualidades de liderança do nosso tempo. Porque, no mundo de hoje, quase nada é certo. A mudança tecnológica é drástica e rápida; a volatilidade domina a política, a economia e o clima; o futuro da saúde e da educação está em questão. E, por mais que fosse um alívio aterrissar em uma solução rápida para qualquer número desses desafios, a realidade é que as soluções são um alvo em movimento e que nenhum líder possui uma bala de prata. Mas a criatividade pode ajudar. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a criatividade está entre as três principais habilidades necessárias para prosperar em 2020, juntamente com outras capacidades infundidas com o toque humano: resolução de problemas complexos e pensamento crítico. Em um mundo em que desafios espinhosos não têm solução mágica, os líderes devem se sentir confortáveis em não ter uma resposta, apoiando-se no desconhecido e estabelecendo um estilo de liderança que incorpore muitas perspectivas, sustente o otimismo e persevere pela ambiguidade. Chamamos essa abordagem de liderança criativa.
Liderança criativa não significa evitar mudanças. Trata-se de transformar vulnerabilidade e complexidade em ativos e até aproveitá-los como ferramentas para acelerar. Embora possa ser inquietante mergulhar de cabeça no desconhecido, os líderes modernos devem criar a confiança criativa necessária para lidar com a incerteza com e para suas equipes. Sua agilidade e perspectiva positiva geram um ciclo de feedback que mantém todos avançando com um senso de possibilidade sobre o que está por vir e como eles podem moldá-lo. Com líderes criativos, uma conjuntura ambígua torna-se navegável, e o que espera do outro lado pode mudar o jogo, ajudando a organização a assumir a liderança.
Fonte: IDEO Journal, Suzanne Gibbs Howard
Há anos temos levado o conceito e as práticas de liderança criativa à várias empresas de diferentes setores com nosso programa Líderes criativos – Empresas inovadoras. E no ano de 2019 gastamos nossos neurônios junto com a Evolv Soul – empresa parceira da Escola de Criatividade – para criar um novo treinamento voltado especialmente à liderança executiva. Um programa chamado The Leadership Way, que envolve não apenas a criatividade mas outros quatro caminhos que acreditamos que são cruciais para uma liderança que estimula a inovação verdadeira pelas pessoas, em tempos incertos, instáveis e velozes. Esse artigo, escrito por Suzanne Gibbs bem antes da pandemia, e publicado pela IDEO, agência global de inovação, onde estivemos em 2013 para um programa de inovação executiva, trata de forma prática o que afinal é ser um líder desse tempo. De exemplos de liderança criativa em um banco, como também para a área de saúde. Quebrando mitos e trazendo para a reflexão a importância da mentalidade de mudança aos líderes de todas as áreas.