Quantas vezes você lê as palavras jovem e liderança na mesma frase ou contexto? Não é tão comum. Não está nos diálogos corporativos e nem nas estratégias das empresas. Algo estranho, não? No entanto, existe o mundo cooperativo que tem se sensibilizado cada vez mais nessas duas palavras, abrindo espaço para esse diálogo. Em alguns cenários não tem ficado só nas reflexões. Já conseguiram avançar muito nesse tema com resultados concretos de suas ações.
Com uma certa experiência e proximidade com as cooperativas, temos participado ativamente em projetos que conectam essas duas palavras. Obviamente que ações com impacto aos jovens faz parte do DNA do cooperativismo. Mas não é só por isso. Existe uma preocupação premente com a sucessão dos negócios. E aí está o gatilho para todo investimento na liderança jovem. E durante estes anos mergulhados no espírito cooperativista, já nos envolvemos em diferentes eventos e projetos em que provocamos os jovens a terem espírito empreendedor, olhar criativo e provocador, bem como atitude de realização. E foi num desses eventos que tivemos a certeza do nosso engajamento com os jovens, que isso pode trazer resultados práticos e muitas vezes gratificante.
Há três anos fomos desafiados pela Central Sicredi PR/SP/RJ a desenhar um evento exclusivo ao público jovem. E eles acertaram na mosca conosco, pois basta nos provocar com um desafio que desencadeamos todos os neurônios para colocar a mão na massa e na imaginação. E desde o início da geração de ideias, já colocamos que queríamos desafiar esses jovens em uma ação no pós-evento. Ainda não sabíamos como e nem qual a finalidade. A partir do desafio na primeira edição do evento (desafio 90 dias), isso virou quase uma tradição nas edições seguintes. E foi com esse desafio que conseguimos compreender a real dimensão do que é provocar um jovem.
Neste ano de 2020, tivemos uma surpresa, a premiação de um jovem cooperativista em um evento internacional com reconhecimento global. Segundo o Sr. Jaime Basso, presidente da cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o reconhecimento vem sempre com muita alegria, orgulho e motivação para continuarmos no propósito que nos direciona e, neste caso, o reconhecimento internacional do Vinícius Mattia no Wycup 2020 (World Council Young Credit Union People, um concurso que estimula a formação de jovens lideranças e premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito), mostra que estamos no caminho certo no incentivo à participação dos jovens na cooperativa.
Sr. Jaime continua contando que esta é a segunda vez que um jovem da cooperativa é vencedor deste certame, mas, desta vez, fez a cooperativa ser referência no mundo por ter sido o primeiro jovem associado (que não é colaborador de uma cooperativa) a ser vencedor do prêmio. E o diretor executivo da cooperativa, Moacir Niehues, complementa que a cooperativa tem investido na constituição do comitê jovem, na participação desses jovens nos movimentos e ações implementadas pela Central Sicredi PR/SP/RJ, os apoiamos e os mobilizamos, então, ver o Vinicius premiado significa que estamos no caminho certo, despertando nestes jovens a importância do voluntariado, e que eles podem mudar o mundo a partir de ações na comunidade, que impactam diretamente muitas pessoas, e motiva muitas outras a também contribuírem, para a construção de um mundo cada vez melhor.
Podem mudar o mundo a partir de ações na comunidade, que impactam diretamente muitas pessoas, e motiva muitas outras a também contribuírem, para a construção de um mundo cada vez melhor. Moacir Niehues
Uma boa reflexão que nos traz essa premiação por um jovem líder brasileiro, é sua atitude de realização. Ele foi desafiado no evento e foi lá e fez. Em conversa com o próprio Vinícius Mattia, ele nos contou que ganhar este prêmio foi a prova de que para se ter conquistas é preciso proatividade e atitude, além de aproveitar as oportunidades que aparecem. E comprovou com sua premiação que quando se tem a atitude de realizar algo, mesmo que possa parecer sem sentido, os resultados positivos mostram que vale muito a pena. Quer conhecer o projeto do Vinícius, veja o vídeo no instagram da Escola de Criatividade.
Vinícius ressalta ainda que essa conquista colocou à prova que ele tinha várias virtudes, mas que pareciam que estavam escondidas em algum lugar. E que depois da premiação sentiu que teve o “protagonismo despertado”, algo que já vinha sendo criado e aperfeiçoado através do comitê jovem da cooperativa e foi coroado através do desafio. E o Sr. Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, promotora do Summit Jovem, confirma que o incentivo dado pelas cooperativas é essencial nesse processo para que cada um dos jovens se enxergue na sociedade e assuma seu papel de liderança. E deixa claro que as cooperativas tem como objetivo facilitar a jornada dos jovens para um novo posicionamento. E enxerga que a premiação do Vinícius é um pontapé para que outros jovens também assumam seus papéis dentro de suas comunidades.
Para reforçar o ponto de vista da cooperativa, Sr. Jaime reflete que nós, seres humanos, somos passageiros, mas a instituição cooperativa continua e para esta continuidade é de extrema importância que tenhamos o envolvimento dos jovens associados na vida da cooperativa. O desenvolvimento de liderança jovem e sua efetiva participação no movimento cooperativo e na governança da cooperativa é que tornarão a cooperativa atuante por muitos anos. Este tem sido o grande desafio, sensibilizar o jovem para o seu envolvimento com a cooperativa além da utilização dos produtos e serviços. A constituição do Comitê Jovem é uma iniciativa que está surtindo efeito.
Dicas aos outros jovens
Moacir deixa uma dica aos jovens cooperativistas – não percam a oportunidade! Temos na cooperativa, seja com os colaboradores, ou com os associados jovens que participam do comitê, um ambiente propício para a implementação de projetos, programas e ações que podem contribuir para atender necessidades das pessoas e comunidades e que certamente irão impactar suas vidas. Temos espaço e uma cultura voltada à inovação e à criatividade. Acredito que os colaboradores e os jovens associados podem aprender muito com isso e tornarem-se pessoas melhores, profissionais melhores, cidadãos e cidadãs melhores.
Isso podemos ver que realmente pode virar verdade. Já virou e temos uma prova disso. O reconhecimento do Vinícius, um dos jovens cooperativistas que participa do comitê jovem da cooperativa conseguiu mostrar que os jovens podem se destacar com suas ideias e atitudes.
Mesmo jovem, agora Vinícius tem uma bagagem e vivência que ninguém pode tirar, graças ao seu esforço e atitude. E isso o qualifica para servir de referência aos demais jovens, que podem se inspirar e correr atrás de seu lugar na sociedade. Vinícius compartilha algumas dicas – que ele mesmo seguiu em seu projeto – entenda que não importa o tamanho de sua atitude, só o fato de tê-la, já tem que te deixar satisfeito. E quando falamos em impactar e liderar, geralmente o jovem tende a pensar que precisa realizar grandes ações com impacto global, e na verdade o pouco realizado constantemente no dia-a-dia, já é um grande impacto local. Além disso, também entender que o paradigma da colaboração é bem mais vantajoso do que do individualismo ou da competição. Isso te faz crescer. Por fim, repetir o que já tenho dito, tenham ATITUDE! Usem toda sua energia para realizar coisas extraordinárias, mesmo que pareçam pequenas. Você e tudo de positivo que fizer, importam muito.
Usem toda sua energia para realizar coisas extraordinárias, mesmo que pareçam pequenas.
Sugestão de leitura do artigo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP – https://bit.ly/sicredipremio
Foto cedida pelo Vinícius Mattia. Na foto, da esquerda para direita, Adriano Gil (Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP), André Assis e Alyne Lemes (Central Sicredi PR/SP/RJ), Vinícius Mattia (jovem líder premiado), Moacir Niehues e Cláudia Bonatti (Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP), Paul Treinen (WOCCU).