Muitos dizem que não aguentam mais lives. Que são chatas e não criam conexão e emoção com o público. E que o digital não funciona para comunicar e impactar.
Nós, da Escola de Criatividade, não vemos bem assim. É claro que preferimos o encontro, o toque e o calor humano. Nada substitui uma boa troca frente a frente. Mas em tempos de distanciamento, é possível sim criar emoção on-line. E como somos otimistas e adoramos desafios, resolvemos provar.
Até porque os eventos e encontros nas organizações e na sociedade não podem parar. Somos seres do encontro e da troca. Mas temos visto muita chatice por aí, concordo. E por isso resolvemos dar algumas dicas de como criar experiências inesquecíveis também nos eventos e lives on-line.
Tudo começa com uma boa história. Se não tiver uma, procure e encontre. Sem história, nada feito. Mas se você tem uma boa história, ou sua empresa tem uma, ela precisa ser contada. Com valor e cuidado. Afinal uma história, mal comunicada, não conecta e nem encanta pessoas.
Com uma história na mão, é preciso ouvi-la em toda sua essência, as pessoas que fazem parte dela, as entrelinhas e até tudo que não está sendo dito claramente. Aliás nesse momento do não dito, o inesperado sempre aparece.
O próximo passo é criar um belo conceito para ela. Um conceito é a poesia que toda história necessita para ser duradoura. É o principal fio condutor que criará o elemento mais importante para a história. A conexão emocional com quem a escuta.
Quer um exemplo de conceito?
Qual a minha natureza? Qual a nossa natureza?
Essas foram a perguntas conceito que criamos para inspirar e nortear um grande evento ano passado. Um evento tradicional que foi transformado em uma viagem à evolução humana. O objetivo era chamar atenção para a importância de cada um encontrar sua natureza – seus talentos e habilidades – para evoluir, se inspirar e se conectar à natureza e propósito da organização – que pretende evoluir e inovar. Utilizamos as inspirações da natureza, seus ciclos e poder de adaptação natural para evoluir. Foi poético, impactante e envolveu a todos.
Depois o próximo caminho a seguir é criar um roteiro poderoso. Daqueles que direcionam. Mas essencialmente que inspiram, movem e nos fazem suspirar. Um bom roteiro nos tira do sofá, desequilibra. E não ache que com tudo isso na mão, é garantia de sucesso. Na na ni na não. Uma história, um conceito, um roteiro nos dão a essência. Mas os contadores dessa história são os polinizadores do encantamento. Sem eles, uma boa história com um belo conceito e um roteiro forte, pode minguar.
Imagine a poesia de Quintana declamada pela Siri? Ou a música de Tom cantada pela Alexa. Não dá, né? É aí que entram os personagens dessa história. Seres humanos. Reais ou fictícios devem ser capazes de mexer com o público. De comunicarem a ponto de criar uma relação íntima com as pessoas, mesmo a quilômetros de distância. Todos podemos contar histórias, mas nem todos somos bons contadores de histórias. Por isso, escolha e dirija com todo carinho seus contadores de história.
E por fim, um passo crucial. A estrela do espetáculo, do evento, da live, não é você. Não é a sua empresa. Não é o líder. Nem o contador de história. Muito menos sua história. A estrela é o público. Afinal é para ele que tudo isso foi criado. A experiência memorável que deseja criar é para o público, não para você. As luzes devem estar no público e não apenas no palco. Pois ao sentir que tudo aquilo pertence a ele, e que todo esforço em contar a história foi feito por e para ele, não apenas ficará ao seu lado do início ao fim, como para sempre. Como diria a raposa ao Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas. Por ter cuidado, amado e regado a sua rosa, você a fez se sentir muito importante, e única no mundo”. Uma metáfora que sutilmente explica que quando cativamos, emocionamos e nos relacionamos verdadeiramente com nosso público, o faremos se sentir muito importante a ponto de nos tornarmos responsáveis por ele, eternamente. Aliás, use metáforas, são poderosas.
É possível encantar a distância. Sem dúvida. Afinal, encantamento, nas lendas guaranis, também significa: estar junto, sem estar presente.
No início do mês de setembro fomos desafiados pela Sicredi Agroempresarial PR/SP a criar o roteiro e a experiência de uma Live – o Especial 35 anos da cooperativa. Contamos histórias e junto com a confiança da cooperativa, impacto foi gerado. E isso foi percebido com o engajamento do público ao longo do evento. Os números comprovam:
Facebook: 16 mil visualizações, 60 mil pessoas impactadas, 3.3 mil comentários, + de mil curtidas, 730 compartilhamentos
Youtube: 272 curtidas, 3.198 visualizações
Vídeo dos colaboradores “Tempos Modernos”, no Facebook: 545 curtidas, 18 mil visualizações, 51 mil pessoas impactadas