Quando pensamos em economia criativa, um nome sempre deve ser mencionado: Lucas Foster. O psicólogo de formação é também fundador da plataforma ProjectHub – uma plataforma que conecta investidores e oportunidades de desenvolvimento – e é o idealizador do Dia Mundial da Criatividade (DMC), data oficial celebrada em 21 de abril e reconhecida pela ONU em 2017.
Em março de 2019, Lucas foi convidado para participar do festival South by Southwest (SXSW) em Austin, nos Estados Unidos, considerado um dos maiores e mais importantes eventos relacionados à inovação no mundo. Ele consegue definir como “uma mistura de Disney com MIT para adultos curiosos”. Lá, o empreendedor teve a oportunidade de apresentar o Dia Mundial da Criatividade para milhares de inspiradores. No Brasil, o DMC terá atividades em mais de 50 cidades.
“No SXSW, fomos falar sobre como o design e a tecnologia estão transformando as cidades no Brasil”, explica Foster, que utilizou seu software para conectar líderes e inspiradores ao Dia Mundial da Criatividade. “Hoje, O DMC só tem a dimensão que tem por causa do ProjectHub. São 21.600 vagas gratuitas em todo o mundo para pessoas participarem de atividades educacionais e interativas com foco em criatividade e inovação.”
No festival, Lucas viu a receptividade de seu projeto escalando em nível surpreendente e o compara a uma empresa startup. O DMC 2019 confirmou nas últimas semanas o cadastro de usuários de Bangalore, na Índia, garantindo a presença no evento ao lado da Alemanha, Portugal e Sérvia, que participam da data pela primeira vez. Houve ainda demandas do Kuwait e do Vietnã, que devem aguardar a versão 2020.
O que se vê hoje é uma real exigência da sociedade, em dimensão global e urgente, de acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver problemas em todo o mundo. A criatividade é a matéria-prima e é onde tudo deve começar. “A gente percebe uma ansiedade e desejo por entregar essa grande rede, tanto no Brasil quanto em outros países”. Foster tem a meta de alcançar 20 países e 180 mil pessoas ativas no DMC.
“Essa inteligência estratégica fez com que a gente criasse as condições para o florescimento dessa comunidade. O que me impressiona é como a gente tinha o produto de tecnologia certo para fazer o movimento acontecer nessa dimensão”, afirmou sobre o sucesso do DMC no exterior.
O festival SXSW significa abertura de portas, pois é um centro de tendências, informação, inovação, comportamento e o futuro do trabalho. Além da excelente programação, o perfil das pessoas que atuam ali é altamente qualificado, o que torna o evento uma experiência enriquecedora na visão de Foster.
“É um festival que provoca sua visão mais ideológica e política e, ao mesmo tempo, produz e comercializa indústrias criativas. Basicamente, é mais uma fonte de inspiração para quem atua na economia criativa e é também um espaço de exposição e exibição na economia mundial. Uma boa curadoria e lugar de desejo”, conclui.
A Escola de Criatividade no DMC
Como inspiradora, líder local em Curitiba e parceira do Dia Mundial de Criatividade, a Escola de Criatividade preparou atividades gratuitas para celebrar a data.
Uma delas é o encontro 15×15 Mulheres Extraordinárias, no qual quatro mulheres notáveis contarão suas experiências inspiradoras em 15 minutos.
Confira aqui a programação do DMC.