Assunto que esteve em debate na programação do WISE pela rainha Sheikha do Qatar, fala sobre colaboração, criatividade e compartilhamento de ideias na hora de educar.
Reinventar-se e reinventar a forma de educação e criação são processos de colaboração utilizados como grandes estratégias de desenvolvimento em organizações. Até porque, ao adotar uma abordagem colaborativa, uma cultura ou clima que promove a mudança e comportamento inovador, encorajam a troca ativa de idéias e de aumento dos fluxos de comunicação, proliferando a mais alta performance.
Mas cocriar é além do mundo corporativo e de uma técnica para gestão ou planejamento. Cocriar é sobre convivência em grupo, em comunidade e sobre procesos humanos. Até porque, não existe inovação sem pessoas. Ou seja, se fizermos as contas, cocriação está altamente ligada à qualquer campo que engloba a nossa vida como sociedade. Não à toa, o assunto foi um dos temas abordados na programação do #WISE: o maior evento de inovação na educação do mundo promovido pela Fundação Qatar em Doha.
A responsável pelo debate foi H.H Sheikha Moza bint Nasser, rainha com título de nobreza, no Qatar. Sheikha dirige a Fundação Qatar, que tem o objetivo de aproveitar a riqueza da extração do petróleo para promover educação de qualidade e desenvolvimento humano por todo o mundo. Propiciando que as ideias sejam melhores e consequentemente mais desenvolvidas em conjunto social. Se sozinhos, conseguimos desenvolver a capacidade de criação, quem dirá em coletivo?
Quando compartilhamos ideias, mostramos nosso ponto de inspiração ao mesmo tempo que vamos espalhando e convergindo pessoas para desenvolvê-las. Visto que nenhum processo se faz sozinho, o caminho se transforma e as ideias se proliferam tornando-se com grande potencial de construção, em algo verdadeiramente extraordinário.
Cocriação na educação
Possivelmente quando o assunto é teoria da evolução, o nosso processo de ensino nos mostrou que o responsável pelo o sustento da teoria e da seleção natural, foi Charles Darwin. Porém, se decidirmos ir a fundo de toda a narrativa, vamos tomar conhecimento que várias pessoas estavam envolvidas neste projeto (ou brainstorm). O cientista Alfred Wallace, lendo escritos e arquivos que direcionaram à teoria, além de desbravar inúmeros lugares que embasaram as linhas escritas, fazia parte da equipe. Ele foi o grande desbravador das perguntas de Charles, que necessitavam de respostas (ou mais perguntas). Supostamente a equipe era muito maior do que podemos imaginar e que fizeram essa ideia ser desenvolvida como a grande teoria que temos conhecimento hoje.
Por que um professor passa trabalho em grupo entre os alunos? Porque possivelmente ele acredita (e é factual) que o processo em conjunto segue um limiar mais fluído e desenvolve habilidades de cada um. Promovendo a troca de experiência e convivência social. E se aplicarmos esta metodologia de ensino (troca de experiências) entre aluno-educador-comunidade-escola? Estamos falando de cocriação.
O trabalho de um educador, não foge de um processo coletivo: a educação é em conjunto com alunos, professores, pais e toda a comunidade. Quando abrimos as portas para o processo de aprendizagem coletiva, onde não existe apenas emissor e receptor da mensagem, estamos cocriando na educação. Estamos trocando experiências, conhecimentos, e fórmulas que nos permitem a inovação como mecanismo sustentável da futura geração.
Na educação, cocriar nada mais é do que o “criar junto”. A interação é necessária para que haja evolução contínua por meio da troca. É assim que as idéias, dicas, insights e sugestões têm um espaço para serem desenvolvidas em busca de um bem maior, que beneficiará não só uma pessoa, mas uma escola e uma comunidade inteira.
Criar exige uma capacidade absoluta de ouvir e compreender o outro, quando desenvolvemos esta atividade na educação infanto-juvenil, estamos ensinando as crianças inúmeros processos: o trabalho em conjunto, empatia, sororidade e pensar com a cabeça do outro. Exigindo o desenvolvimento de um senso de coletividade, bastante amadurecimento e muita vontade de contribuir – sem vaidades e sem individualismos. Isso quer dizer que nós, seres humanos, estamos conectados uns com os outros e a todos os seres vivos deste planeta. Estamos conectados com a própria Terra e com todo o universo, o nome disso é Física Quântica.
Todo o conteúdo que o nosso fundador Jean Sigel vivenciou na programação do #WISE2019, estarão presentes em nossa palestra e workshop, carregando as experiências e práticas coletadas diretamente da programação do #WISE: o maior evento de inovação na educação do mundo promovido pela Fundação Qatar em Doha.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail imagine@escoladecriatividade.com.br