A produção de conteúdo e o investimento em marketing de conteúdo é crucial para uma marca se manter sólida no mercado, agregando valor, desenvolvendo estratégias e aproximando o propósito com seu público.
A convergência dos meios digitais mudou não apenas o perfil do consumidor, mas também obrigou marcas, empresas e organizações a uma reestruturação digital. Os meios exigem uma presença mais honesta e mais próxima entre mercado e público, as informações chegam de inúmeras maneiras, rápidas, assim como os discursos.
No Brasil, oito em cada dez brasileiros
carregam seu smartphone nas mãos.
Ou seja: a informação ali, na ponta dos dedos.
Para uma marca já consolidada no mercado, ela precisou passar por um processo (ainda passa) de entender às exigências deste novo público. Para uma marca que entra em cena agora ou no futuro, ela não precisa se reinventar, pois, sua primeira ferramenta para entrar neste mercado é seu discurso. Seu lugar de fala e a preocupação com qual conteúdo disseminar.
O marketing de conteúdo é também, muito mais do que informação, ele é uma ferramenta de compra, de publicidade, com seu formato menos intrusivo e capaz de criar um relacionamento mais forte entre marca e consumidor. Então, muito além de passar o discurso de quem a marca é na fila do pão, o conteúdo é responsável por vender mais.
Seja uma conta no Instagram, Facebook ou a estratégia de um Blog – todas essas opções passaram a ser estratégia de atração de tráfego, gerando leads para que o público além de consumir conteúdo, compre e se torne cliente. Porém, existem várias maneira de se fazer conteúdo, a mais indicada é a maneira honesta:
- O QUE UMA MARCA TÊM COMO DISCURSO, ELA DEVE APLICAR NA PRÁTICA.
- ELA PRECISA DEMONSTRAR EMPATIA EM RELAÇÃO AO CONSUMIDOR.
- AS INFORMAÇÕES DEVEM SER PASSADAS DE MANEIRA MAIS HUMANIZADA E MENOS ROBÓTICA.
- COMPRAR SEGUIDORES, LIKES E ACESSOS PODE ATÉ SER BOA JOGADA DE ADERÊNCIA, MAS SUA MARCA NÃO ESTARÁ ADERINDO PESSOAS E SIM NÚMEROS.
“Uma marca é feita de pessoas, para pessoas”
Em entrevista a Draft, Luiz Serafim, head de Marketing da 3M, fala sobre como o content marketing é uma estratégia de comunicação que constrói um relacionamento de maior valor com o públicos: “por meio de conteúdo relevante, ligado a nossas reais e genuínas bandeiras, e dentro de um universo sobre o qual temos autoridade legítima para falar, é uma forma de fortalecer nossa marca, contribuir para transformar o mercado e engajar nossos stakeholders de maneira especial, porque nas relações do mundo contemporâneo não podemos nos limitar às transações para nos diferenciar. No Content Marketing, você tem uma forma robusta de oferecer valor para esse público através de conteúdo – conteúdo que pode prestar serviço, educar, entreter, inspirar, esclarecer e fazer com que aquele profissional que busca uma transformação no seu ambiente de trabalho consiga ser mais produtivo e desenvolva um processo mais inovador dentro da empresa. Nesse novo storytelling, a audiência é empoderada para aplicar inovação na sua organização (…)”
A Escola de Criatividade acredita muito no poder de conteúdo orgânico e verdadeiro. Por conta disso, estamos sempre inovando e aprimorando estratégias em que o nosso conteúdo seja consumido de maneira sincera pelo público e que as informações e referências prezem pelo conhecimento.
Não compramos seguidores, acessos ou números, mas investimos no engajamento original da nossa marca entre nosso público, acreditamos que quando o nosso discurso é honesto, nosso produto e serviço também é. Aqui, o marketing de conteúdo quer trazer você mais próximo do nosso propósito, disseminando e compartilhando experiências. Além de proporcionar uma troca de conhecimento entre nós, (a Escola) e você. 🙂