Quer coisa melhor do que aprender sobre um assunto de graça e no conforto da sua casa (ou cama!)? E quando o assunto é criatividade, muita coisa pode ser usada como inspiração ou referência. Por isso, separamos sete documentários e séries sobre criatividade e inovação na Netflix, que exploram como se dá o surgimento de grandes ideias, os processos que levaram até elas e como unir essas habilidades em diferentes áreas de trabalho, confira!
Como o cérebro cria
O nosso cérebro ainda é um grande mistério a todos nós. Existem muitos mistérios escondidos nessa massa que carregamos dentro de uma caixa chamada cabeça. Ainda bem que tem alguns profissionais que não se cansam de estudar essa máquina que faz todo o nosso corpo funcionar – nos ajuda a lembrar de vários momentos da nossa vida, a criar novas soluções para um problema, e a imaginar coisas novas todos os dias, e até a inventar o teletransporte.
Nesse documentário, o neurocientista David Eagleman nos faz dar um mergulho em algumas mentes criativas para entender seu processo de criação e imaginação. A ideia é tentar responder o que está por trás da capacidade dos seres humanos de inventar e imaginar. Também nos dá dicas de como podemos nos inspirar e aguçar nossa criatividade de forma prática, e por vezes da forma mais inusitada e impressionante. Mostra como fazer conexões com ambientes e perfis desconexos e o poder da criatividade para transformar o mundo.
Lupin
Muitos de nós já esteve mergulhado em livros policiais ou de aventura em nossa adolescência. Vale também as histórias em quadrinhos. Alguns de vocês deve ter convivido parte de suas vidas com Tintin (de Aventuras de Tintin), Sherlock Holmes, Polyanna e Harry Potter (cada um com seu gosto!). Quem nunca ficou madrugada a dentro imaginando novas aventuras ou mesmo vivendo como se fizesse parte da história?
Pois é, tem uma série que se inspirou nas aventuras de Arsène Lupin, um personagem de ficção francesa criado por Maurice Leblanc. Ele é um ladrão cavalheiro e é conhecido particularmente por seu talento em usar disfarces e mudar de identidade para cometer seus delitos. A partir desse personagem, Assane Diop (personagem da série), que foi e ainda é grande fã de Lupin, desde sua juventude, decide viver como tal.
E o que tem de criativo nisso? A criatividade está nessa releitura de um clássico da literatura, além de permitir que muita da nossa imaginação se torne realidade, ao menos um pouco.
Abstract
Imagine reunir os melhores ilustradores, designers, arquitetos e fotógrafos contando sobre seu dia-a-dia e processos criativos? Abstract é uma boa referência no assunto pois mostra em oito episódios como cada um desses profissionais criativos pensa, se arrisca e entrega inovações artísticas para o mundo.
O primeiro episódio é protagonizado por Christoph Niemann, ilustrador que já fez capas para a famosa revista The New Yorker. O artista acredita que não existe uma fórmula perfeita para a arte, mas usa a técnica de abstração para desenvolver seus trabalhos. Para Niemann, a abstração é o maior conceito de arte, pois a partir do momento em que nos livramos de tudo o que não é necessário, chegamos à essência. Mas, quantos de nós já não nos deparamos com a “síndrome do papel branco”, quando as ideias estão tão travadas que não sabemos como e por onde começar?
Além de Niemann, a série conta a história do designer de tênis da Nike, Tinker Hatfield, responsável pelo desenvolvimento do modelo Air Max, famoso no mercado até hoje; a cenógrafa Es Devlin; o arquiteto Bjarke Ingels; o designer de automóveis Ralph Gilles; a designer gráfico Paula Scher; o fotógrafo Platon, famoso por fotos icônicas de Obama, Trump, Gathafi; e a designer de interiores Ilse Crawford.
The toys that made us
Barbie, Lego, Star Wars, Hello Kitty são brinquedos que marcaram a infância de muitos adultos e continuam fazendo parte da vida de muitas crianças atualmente. Parece que foi tudo planejado, o resultado deu certo desde o começo, mas não…The toys that made us é uma verdadeira lição de criatividade, inovação, marketing e empreendedorismo, já que além de explorar como surgiram as ideias, aborda diversos erros de planejamento, design, produção e como esses brinquedos se inseriram no mercado, mostrando que para uma ideia dar certo é preciso se arriscar, testar e não ter medo de fracassar!
Veja algumas curiosidades:
- Sabia que o conceito da Barbie foi rejeitado em diversos Focus Group? Um insight de uma mãe que falou que gostou da boneca, pois ajudaria ela a ensinar a filha a se vestir, fez com que a empresa pensasse que não só esse poderia ser o approach correto para o mercado, como uma nova fonte de receita?
- Sabia que os bonecos do Star Wars demoraram vários anos para ir ao mercado porque as empresas escolhidas não conseguiram produzir os brinquedos com a qualidade e quantidade necessária?
- Sabia que os primeiros brinquedos do Star Trek foram um fiasco em vendas porque não passavam de artigos já produzidos por uma empresa com o logotipos da marca? Quem compraria um capacete do Spock, se ele não usava na série? E um avião, se eles estavam em uma nave estelar?
- Sabia que o He-man não cabia na primeira versão do castelo de Grayskull? Quanto será que eles perderam (em tempo e receita) ao colocar esse produto no mercado?
Explicando – A mente
Uma aula sobre o nosso cérebro? Essa série é quase isso, mas de uma forma mais interessante. A série original Explicando já tem um formato diferente – explicar alguns assuntos mais complicados de uma maneira mais fácil. Depois do seu sucesso, os produtores da Vox resolveram entrar em um assunto ainda mais complexo – a nossa mente.
Aqui eles conseguem falar sobre os segredos da mente, as descobertas em áreas como memória, sonhos, ansiedade e mindfullness. E tudo isso em poucos episódios curtos. Pois é, eles conseguem explicar esses assuntos um tanto complicados de forma rápida e sem enrolação. Não dá pra acreditar, né? Mas é verdade. Tudo o que ão aprendemos ao longo de uma vida acadêmica sobre o nosso cérebro, conseguimos aprender em 100 minutos divididos em cinco episódios.
É uma série que ajuda a compreender melhor o processo criativo e uma oportunidade de ver como conceitos complexos e científicos podem ser tratados de forma tão interessante.
O que podemos aprender com todos esses documentários e filmes quando falamos sobre criatividade? Que existem diversas técnicas, modelos de pensamento e isso vale para todas as profissões. Experimentar, pensar diferente, aprender com os erros e acertos de outras pessoas é um ótimo atalho para o nosso sucesso! É necessário observar, se arriscar, testar e não ter medo de errar. Agora, escolha sua série, prepare a pipoca e aprenda um pouco mais sobre criatividade e inovação enquanto se divirta com sua Netflix!
1
1