A sabedoria milenar da escola grega já falava sobre comunicação como estratégia. O filósofo Aristóteles dizia que uma boa comunicação deveria ser feita essencialmente de histórias. E além de histórias, dados e resultados práticos para gerar vínculos.
A escola padrão que não estimula a criatividade também desestimula a comunicação. A cena em que alunos passivos assistem uma transmissão de conteúdo onde o professor oferece a aula de forma expositiva – e quase nada interativa – permanece como modelo em muitas escolas. É preciso coragem para quebrar velhos padrões.
O que fazer nesse momento de ensino à distância? É hora de desaprender para reaprender. É preciso apostar em atitude criativa e muito mais poder de comunicação para que a aprendizagem e o laço professor-aluno realmente aconteçam!
Há aulas que são fáceis de dar, mas difíceis de aprender. E aulas que são difíceis de dar, mas fáceis de aprender. Tal facilidade depende justamente da criatividade e da comunicabilidade do profissional de educação. Em um mundo de informação instantânea, de conhecimento a um clique e com várias narrativas interessantes, o professor criativo e comunicador destaca-se e mantém sua relevância profissional e a conexão com o aluno.
No mundo de hoje, quem detém conhecimento apenas não tem mais o poder de antes. Tem o poder quem detém conhecimento e sabe comunicá-lo de forma diversa e criativa.
Um aluno que comunica uma crítica ou uma dúvida, mas não é ouvido atentamente, não mais perguntará. É preciso apostar na relação e na comunicação entre todos no ambiente escolar, alunos e famílias. Comunicar verdadeiramente é também aceitar críticas. Mesmo à distância, comunicar é cativar. Criar laços. Cativar. Como disse a raposa ao Pequeno Príncipe: “Só confiarei em você, se me cativar”.
O professor é crucial para que a aprendizagem aconteça a todos e os talentos em sala de aula sejam cultivados. Entretanto, é preciso estar disposto a mudar e a se adaptar. O professor não ensina o que sabe. Ensina o que é.
Comunicar é tornar comum. Como está a comunicação entre professor e aluno? A aprendizagem está acontecendo? A todos? Será que o problema está apenas na aprendizagem do aluno? Ou é na ensinagem do professor? Como podemos cultivar essa relação pela criatividade e comunicação verdadeira?
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Inovação sem criatividade e comunicação, não acontece. Na educação, não é diferente. Sem criatividade e comunicação, não há atenção e vínculo entre professor e aluno. A Escola de Criatividade, em parceria com a jornalista Thays Beleze, desenvolveu um Destreinamento na escola – onde as habilidades criativas e de comunicação são elementos de discussão e práticas para professores e gestores no desafio de gerar aprendizagem verdadeira. Em tempos de ensino remoto e híbrido, é preciso quebrar velhos padrões, desaprender e reaprender para que o profissional de educação garanta que todos os estudantes aprendam verdadeiramente. E comunicação verdadeira só acontece quando há disposição e atitude autoral. Quem comunica precisa tocar o universo do aluno, muito além de exposição de conteúdo, seja on-line ou off-line. O programa é composto de aulas ao vivo, pílulas práticas, exercícios e desafios aplicados por Jean Sigel, cofundador da Escola de Criatividade e especialista em inovação; e pela Thays Beleze, criadora do método worthcommunication e especialista em comunicação organizacional. Quer saber mais? https://bit.ly/destreinamento