O Summit Jovem Sicredi é um movimento único que acredita no desenvolvimento de habilidades, inovação e a criatividade que, inseridas no ambiente de cooperativas, não só oferecem estratégias como também gera impacto efetivo no mundo.
O cooperativismo é um dos caminhos para transformar o mundo em um lugar mais humano, com oportunidades verdadeiras e com significados. Seja significado profissional ou pessoal, valorizando a economia colaborativa, preservação dos recursos – independente de quais sejam eles – e o compartilhamento de informações, experiências e estratégias.
Para que esta idealização aconteça de fato, é preciso de mudança no comportamento na hora de empreender e acreditando neste processo, o Sicredi, Instituição financeira cooperativa, há anos aposta no desenvolvimento de lideranças jovens em todo país e promove um encontro desses valores para conhecimento, trocas e ideias no Summit Jovem Sicredi. O Summit Jovem tem como objetivo reunir as lideranças dos comitês jovem das cooperativas. Esses comitês, por sua vez, tem como objetivo formar novas lideranças para as cooperativas do Sicredi. Um movimento de inclusão, muito conectado com os ODS e o pacto global.
A Escola de Criatividade tem apoiado na curadoria de conteúdo e experiência do Summit há duas edições. Muito nos impressiona desde o início a força e atitude de liderança e inovação dos jovens que participam, demostrando que a iniciativa, criada pela Central Sicredi – PR/SP/RJ e que envolve diversas cooperativas é um grande movimento e não apenas um evento. “Por querer criar esse engajamento entre os jovens e o desenvolvimento de atitudes, o Sicredi estimula a ideia do evento ser um movimento contínuo, o que gera o despertar dos jovens pela criatividade, realização empreendedora e a capacidade de gerar impacto sócio econômico com projetos inspiradores”, comenta Jean Sigel – diretor da Escola de Criatividade. “Pra nós é uma honra e aprendizado poder fazer parte disso auxiliando no conteúdo e no evento”. Completa.
O Summit nasceu da ideia de não apenas estimular mas criar novos líderes, jovens e de impacto. Um movimento que têm a intenção de proporcionar desafios e referências inspiradoras para o desenvolvimento de uma liderança mais aberta que projeta seu trabalho colaborativo com a capacitação para salientar a mudança, seja em sua comunidade, ou no mundo. Investindo na capacitação de habilidades como potência na liderança autônoma, oferecendo confiança e desafios aos jovens do Sicredi.
E para salientar o discurso de que com a criatividade mudamos o mundo, pedimos para que alguns participantes do último fórum compartilhassem o efeito Summit Jovem Sicredi. Cada linha e depoimento coletado apenas concretiza a ideação de que nesse mundo atualmente complexo e veloz, juntos, somos melhores, e quando investimos na capacitação humana nas organizações construímos o universo mais digno para o empreendimento e consequentemente a qualidade de vida social.
Desenvolvendo a liderança cooperativa do futuro
Para o presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD – PR/SP, Jaime Basso, algumas regiões do Brasil o cooperativismo foi fundamental em relação ao crescimento, principalmente quando o assunto é inserir os jovens em um universo de liderança. “O movimento Summit Jovem Sicredi aproxima o jovem da cooperativa, para que ele entenda os processos, permitindo mais compreensão e vendo a importância do voluntariado, com a colaboração de suas habilidades no dia a dia, com esse engajamento através do comitê jovem. Os efeitos positivos são os jovens se destacando com suas ideias, seja em seu caminho profissional ou pessoal, despertando uma geração de idealizadores”, diz. A interação ao Summit Jovem Sicredi e aos comitês desenvolvedores é dependente da paciência e perseverança, segundo Jaime, é fundamental para a cooperatividade, já que estamos formando uma lideranças para um futuro que é próximo.
“Uma construção é demorada,
mas quando ela é feita em conjunto,
ela vem com sustentação e força.” – Jaime Basso.
“Um dos princípios que complementa esta ação é a gestão democrática”, acrescenta Moacir Niehues, diretor executivo da Sicredi Vale do Piquiri, que enfatiza a formação e a capacitação desses jovens de extrema importância: “Um dos princípios do cooperativismo que o Summit contribui muito é a educação, formação e informação e estaria nesse papel de capacitação de liderança, independente se essas lideranças vierem ou não, ocuparem lideranças na cooperativa. Acho que a cooperativa tem um papel fundamental de contribuir para a educação e formação desses jovens que acabam aplicando e desempenhando melhor suas habilidades na sua profissão e para a sociedade. O Sicredi sempre acreditou nisso e investiu vindo a calhar com o Summit Jovem que tem o mesmo propósito”, relata.
“Um movimento onde cada pessoa
desenvolve o que faz de melhor” – Adriano Gil,
Segundo Adriano, assessor de desenvolvimento cooperativismo Sicredi Vale do Piquiri, o Summit Jovem alavancou bastante o desenvolvimento dos jovens dentro da cooperativa, “cada participante pode desenvolver e mostrar seu diferencial. O desafio que foi proposto dentro do Summit, valorizou muito isso, inclusive tivemos jovens participando de eventos fora do país – isso é muito importante. Sinal de que o evento vem gerando nos jovens a vontade de crescer, de aprender e isso para o Sicredi gera negócios, movimento e impacto social, credibilidade. As oportunidades que isso dá aos nossos jovens é que a cooperativa Sicredi valoriza-os. O Summit Jovem potencializa esse crescimento de protagonismo”, conta.
A construção do Summit Jovem Sicredi demandou empenho e análise para treinamentos assertivos, mas não existe fórmula, é um processo que estará sempre em construção, acompanhando a realidade das cooperativas. Para a gerente de desenvolvimento do cooperativismo Sicredi, Claudia Bonatti, a construção do comitê jovem tem sido um grande desafio, “o nosso sonho é trazer esses jovens para mais perto da gestão da cooperativa e prepará-los para a liderança e protagonismo das suas vidas, das suas histórias. Então mais do que um evento,o Summit Jovem é um movimento que desenvolve uma liderança importante para o futuro das cooperativas”, diz.
Desafios do Summit Jovem aplicados na realidade cooperativa
Foi dentro da programação do Summit Jovem Sicredi que alguns projetos passaram por brainstorm, concretizaram-se e criaram asas. Douglas Milani, do Comitê Jovem em Palotina é uma prova do efeito causado pelo movimento, “eu enxergo que o Sicredi quer valorizar os jovens que participam da cooperativa, capacitando para assumir lideranças na cooperativa tanto pessoal como profissional. Tive e estou tendo muitas oportunidades de aprendizado”, declara com entusiasmo.
Após o Summit Jovem Sicredi, Douglas abriu sua mente para questões de engajamento e importância no voluntariado, com isso, começou o projeto de recuperação da horta em uma escola municipal de Maripá, onde teve a intenção de trabalhar com as crianças na plantação e produção de hortaliças.
“O projeto têm como propósito a
reforma do refeitório na escola,
com um ambiente mais alegre para as crianças”. – Douglas Milani.
Douglas não foi o único a liderar e criar um projeto que gerasse impacto social e nas novas gerações, Marcos Gea Paulino do Comitê Jovem em Iporã, também faz parte desta caravana. Foi no Summit Jovem Sicredi que Marcos teve a oportunidade de trocar experiências e culturas com pessoas de diferentes áreas e realidades. “Participar dos comitês que o Sicredi oferece nos dá uma credibilidade e uma referência em nossa região e comunidade, nos dando um senso de responsabilidade em nossas ações e oportunidades que aparecem no desenvolvimento de liderança” diz.
Além disso, foi no Summit Jovem Sicredi que Marcos desenvolveu um projeto para trabalhar com produtores rurais, levando cursos, palestras e treinamentos para desenvolvimento do trabalho.
“Acabou dando certo e com retorno positivo
que não há dinheiro que pague, impactando a
vida das pessoas. Hoje o projeto parou por um tempo,
mas estou tocando outro projeto com as crianças
e escolas do município – escola de empreendedores –
pegamos um dia e tiramos um grupo de crianças
da sala de aula, levamos elas para a indústria
e propriedade rural, mostrando as tecnologias,
e os processos. Assim, inserindo a juventude
no universo do empreendedorismo no agronegócio,
despertando o desenvolvimento de habilidades.” – Marcos Gea Paulino.
O Summit Jovem Sicredi continuará sua caminhada na construção de novos desafios e inspirações que possibilitem o desenvolvimento de uma cooperativa e liderança mais humanizada, enxergando possibilidades em seus colaboradores de crescimento e agregando valor ao mundo do trabalho e também ao mundo que nos faz seres.
“Se queremos mudar o mundo, temos que apostar nos jovens”, Jean Sigel. Parabéns à Central Sicredi pela iniciativa e mobilização. Vida longa ao Summit Jovem Sicredi!