A terceira edição do Prêmio Brasil Criativo conta com a Escola de Criatividade como parceira estratégica, criando o conceito e as experiências para o dia 30 de novembro no Pixel Show.
Fruto de uma iniciativa que foi idealizada por um dos principais nomes da economia criativa do país, o psicólogo e empresário Lucas Foster, especialista em criatividade e também criador do Dia Mundial da Criatividade representante do LabCriativo, empresa brasileira que conecta educadores e projetos com foco em criatividade e inovação – o Prêmio Brasil Criativo está em sua 3ª edição atuando como grande precursor da economia criativa brasileira.
A premiação busca iniciativas de pessoas físicas e jurídicas de todo o país que promovam soluções inovadoras nas indústrias relacionadas à economia criativa.
Desde 2002, O PIB da economia criativa global cresce significativamente. Neste mesmo período, a ONU passou a reunir os dados sobre o comércio de bens e serviços criativos em um relatório especial publicado pela UNCTAD que acabou revelando o Brasil como país de destaque na economia criativa. Seu crescimento vêm pelos setores como moda, design, audiovisual e artes visuais e, além de atender ao mercado interno, os negócios da economia criativa brasileira têm saldo positivo na balança comercial com seus principais parceiros internacionais.
A ideia do premiação é aliar esses laços e números, como um ecossistema de conexões onde todas as pessoas e negócios que fazem o Brasil se destacar por sua criatividade, possam construir um mundo melhor e mais inovador. Estabelecendo a união entre os povos e comunidades, reinventar o tempo e os processos, formar laços e projetos:criando uma rede de colaboração, criação, proatividade, cooperatividade e positividade.
“Acreditamos que uma nova sociedade
se forme com a união de entes
da sociedade civil.
Unidos, é possível se descobrir e,
mutuamente se ajudar, formando
assim um sistema que se retroalimenta,
de forma a garantir sua perpetuação.”
Escola de Criatividade como parceira estratégica
Premiação oficial da economia criativa brasileira é reconhecida por projetar a nova geração de empreendedores criativos do país e por isso, ela conta nesta 3ª edição com a Escola de Criatividade como parceira estratégica no seu conceito e experiências que irá proporcionar a todas as pessoas envolvidas.
Acreditamos na criatividade e nas pessoas. Acreditamos nos negócios e como eles podem alavancar a economia de maneira inovadora, sabemos que com a criatividade nós construímos o mundo mais criativo, inovador e melhor. E por conta disso, acreditamos no estímulo e na exposição de quem são as pessoas que fazem a economia criativa em nosso país, quem são os criativos do nosso Brasil.
Assim como nosso parceiro Lucas Foster, acreditamos que a premiação é momento para celebrar e valorizar a criatividade, profissionais e empreendedores que estão construindo as bases desta nova economia.
Fios que nos conectam
O tema da edição de 2019 do Prêmio Brasil Criativo é “conexões” – criado juntamente com Lucas Foster e o LabCriativo, a Escola de Criatividade inspirou-se na história oriental dos fios invisíveis. A história fala sobre o nosso nascimento: quando nascemos, na ponta dos nossos dedos existe um fio invisível que nos conectam com pessoas que vão cruzar nossos caminhos ao longo da vida: seja um professor, o amor da nossa vida, amigos, colegas de trabalho, qualquer pessoa que cause impacto na nossa história.
Foi a partir desta história que nós utilizamos como inspiração o intuito desta premiação ser sobre conectar todas as pessoas que acreditam na criatividade como ferramenta fundamental na construção de um universo mais inovador. Pessoas que trabalhem de maneira humana, ferramentas que nos trazem para a nova Era. Fazendo assim, com que todas as pessoas que já tenham esse fio invisível amarrado, consiga se conectar entre elas, no dia do prêmio, ou um grande laço para caminhar neste universo da economia criativa.
“O propósito é garantir o reconhecimento
e a visibilidade para quem trabalha
pelo desenvolvimento econômico sustentável
e inovador do Brasil, é o mínimo
que devemos fazer para mostrar que futuro do
Brasil está sendo garantido por uma nova
geração de empreendedores.” – Lucas Foster.
As inscrições para o Prêmio Brasil Criativo vai até dia 25 de agosto e podem ser realizadas diretamente no site do Prêmio Brasil Criativo (http://www.premiobrasilcriativo.com.br/).
Neste ano, o Prêmio contemplará 12 categorias: Publicidade, Arquitetura, Design, Moda, Expressões Culturais, Patrimônio e Artes, Artes Cênicas, Editorial, Audiovisual, Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologia da Informação e Comunicação. Os participantes passam por três etapas:
PRIMEIRA FASE: acontecem as inscrições on-line, com preenchimento de todas as informações.
SEGUNDA FASE: um time de curadores reconhecidos pelo destaque de seus trabalhos e nomeados pela organização selecionam 06 projetos semifinalistas em cada uma das 12 categorias.
TERCEIRA FASE: uma rede composta por colaboradores e diretores de grandes empresas patrocinadoras e interessada no assunto votarão nos projetos através da plataforma da premiação.
SELEÇÃO FINAL: os profissionais vão definir os três finalistas de cada categoria, que voltarão aos curadores para a escolha do vencedor.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro, em São Paulo, dentro do Festival de Criatividade Pixel Show, em um auditório para 1.500 pessoas.