Hoje é dia nacional do livro. E para isso, compartilharemos a história do nosso livro, um livro que apresenta de forma organizada os nossos pensamentos e nossa imaginação sobre o que acreditamos aqui na Escola de Criatividade. Queremos que essa história sirva de inspiração e te instigue a desenvolver sua criatividade.
Como tudo começou? O início foi com um grande sonho. Isso há mais ou menos seis ou sete anos. Pois é, se você também sonha em escrever um livro há tempos, não se desanime. Ele pode se tornar realidade… em algum momento. Descobrimos que cada um tem o seu tempo. Durante todo esse período ficamos pensando como fazer esse livro. Isso atormentou as nossas mentes. Vários arquivos no word foram abertos para começar o esboço. Nada foi pra frente. Na verdade, a única coisa que conseguimos fazer foi a lista dos dez hábitos criativos. Já foi um começo, né?
Depois de vários anos, caiu a ficha que não conseguiríamos escrever o tão sonhado livro. Desistimos? Lógico que não. Só mudamos o rumo. Avaliamos a circunstância. Nos adaptamos. E pedimos socorro. Olhamos para o nosso lado e pedimos ajuda à Escola de Escrita. Refletimos – por que precisamos escrever o livro sozinhos? Não fazia muito sentido pra gente ter que gastar nossa energia em algo que não é nossa especialidade. Escrever um livro exige tempo, dedicação e conhecimento da técnica da escrita. (Um desses itens ou todos os três!). Conversamos com a Julie Fank e avaliamos como esse livro poderia ser escrito em seis mãos. Óbvio que as mãos da Julie foram mais usadas. A cabeça também, pois precisávamos da sua experiência em como fazer um texto ser atrativo e de fácil leitura.
Precisávamos nos organizar. Nós (Escola de Criatividade) tínhamos todo conteúdo na cabeça e muitas referências e ideias. Agora era o momento de compartilhar. Mas, por favor, de forma organizada! Senão não conseguiremos sair da primeira página. Compartilhamos a nossa lista dos dez hábitos criativos. Era sobre isso que seria o livro. OK! Então vamos conversar sobre cada um desses hábitos criativos. Foram cinco sessões, dois hábitos por sessão. E tudo gravado para servir de consulta e pesquisa. Falar nos ajudou a organizar as ideias, lembrar de muita coisa e compartilhar muitas histórias que já vivemos ao longo dos dez anos (já 11 anos, mas na época ainda eram dez) da Escola de Criatividade.
Chegou a hora da construção do texto. Por onde começamos? Como nas conversas, precisamos de uma certa organização. Vamos montar o esqueleto do livro: título + descrição do hábito criativo + referências + curiosidades + histórias que vivemos + práticas e exercícios + frases de destaque. A princípio queremos que o livro aborde estes pontos. Se surgir mais coisas, acrescentamos depois. Bora criar os mind maps de cada hábito criativo. Extrair todo o conteúdo das conversas que já tivemos nesses itens. Isso pronto, ou, ao menos, rascunhado, chegou a hora de descobrir o tom de voz da Escola de Criatividade. Precisa ser leve como são os nossos conteúdos. Precisa usar os termos que a gente usa normalmente. Precisa ter um tom provocante também. A partir disso, mão na massa. Ou melhor, dedos nos teclados do computador.
Texto em construção. Durante um tempo, a vida foi “lidas e relidas”. Lemos mais de dez vezes o esboço. Ainda o livro eram dez arquivos separados, cada um sobre um dos hábitos criativos. Muita anotação, muitos ajustes, muitas ideias que queremos inserir. Chega uma hora que dá um cansaço mental. Não aguentamos mais ler e reler. Demos um tempo. Deixamos tudo descansar. Depois de uns dias, pegamos o texto e lemos mais uma vez. Agora na ordem dos capítulos. Pronto! Texto aprovado. Queremos dizer, ainda vai para a revisão.
Uma grande dúvida: qual será o nome do livro? Como se define o título de um livro? Primeiro, levantamento dos livros sobre criatividade, porque repetir nome não dá. Agora já sabemos os nomes que já existem. Segundo, fazer uma lista de nomes que a gente gosta. Vale tudo, qualquer ideia. Até a mais maluca. Terceiro, selecionar e ver se combina com todo o livro. Ai! que tarefa difícil. Acha que isso foi rápido? Levou vários dias e muita reflexão até chegar nesse nome que faz todo o sentido – O grande livro da criatividade.
Chegou a hora de pensar no formato do livro. Que cara ele terá? Só sabemos que ele tem que ter a nossa cara. E como fazer isso? Vamos por partes. Cor? Alguma que faça parte da nossa identidade visual. Uma dica, não vá pela modinha. O livro precisa ser atemporal. Então vamos visitar uma livraria e ver as cores predominantes nos livros. OK. Definimos que a cor seria laranja. E agora, como será a capa? Mais uma dúvida. Pesquisa de referências. Vamos buscar as capas premiadas. A capa precisa conversar com todo o interior do livro. Algumas tentativas… nada agradava. Até chegar no que acreditamos ser a nossa cara.
Nem só de capa é feito o livro. E a parte de dentro, que os designers e a gráfica chamam de miolo, como será? Fomos atrás de algumas referências de projeto gráfico. Até lembramos de uma referência que na época gostamos muito. E ao rever, percebemos que já não fazia mais sentido. Percebendo isso, uma preocupação era não deixar que o livro envelheça facilmente. Cuidados com o clichê, estereótipo e a modinha a tudo que faz referência à criatividade. Chegamos a algumas definições – fonte serifada para dar conforto aos olhos durante a leitura, definição de uma família tipográfica para poder brincar e ter alternativas ao longo do livro, alguns momentos de respiro, margens generosas para servir de espaço de anotação. Agora estamos prontos. Manda ao designer o que definimos. Foram três tentativas de projeto gráfico até chegar no ideal. Enfim, gostamos do resultado.
Tudo pronto para enviar para a gráfica? Ainda não. Depois que definimos o título – o grande livro da criatividade -, uma coisa era certa, o seu tamanho não poderia ser dentro do padrão. Então, conversa com a gráfica para saber o tamanho ideal, para continuarmos a ter um ótimo aproveitamento do papel. E qual o papel que será impresso? Volta à livraria para ver os tipos de papel e qual tem um toque confortável. Já tinha pensado que o papel pode fazer a diferença durante a leitura? (isso para quem gosta de livro impresso!). Escolhemos o pólen. É um papel de coloração levemente amarelada. Por isso, ele não reflete tanto a luz, o que torna a leitura muito mais confortável e confere sofisticação à obra, além de ter um toque mais agradável. Não acredita? Vá em uma livraria e pegue livros com diferentes tipos de papel. Normalmente os livros identificam o papel, gramatura e a fonte usada na última página. E a capa? Queremos capa dura, isso é certo. E um último detalhe. Nessa primeira edição, vamos numerar manualmente cada um dos livros para serem ainda mais exclusivos.
Chegou o grande momento de vermos o livro nascer. Manda pra gráfica imprimir tudo. Agora é uma corrida contra o tempo, já que temos uma data de lançamento. Foram inúmeras trocas de mensagens com a gráfica para estar tudo pronto. Foi! Só apertar o botão para rodar. Era o grande sonho tornando-se realidade. Mas não foi tão simples assim. O tempo estava chuvoso e a tinta demorou mais para secar. Como era capa dura, tinha que fazer a costura para as folhas não se soltarem. E tudo na mão. Dois mil livros… consegue imaginar o trabalho?
Depois de alguns dias de agonia, finalmente estamos com o livro nas mãos. Agora só falta lançar! E como faremos? Queremos que seja uma experiência. Algo fora do tradicional em que os autores ficam de bla-bla-bla. Queremos um livro gigante. Temos que mostrar a grandiosidade que é esse livro. Queremos que nossos amigos e família estejam presentes nesse grande momento. Lembrando, levaram vários anos para a realização desse sonho. Mas não desistimos. Nos adaptamos e reinventamos. Só sabe o que foi o lançamento quem esteve presente. Quer saber? Confira algumas poucas fotos. Queremos que continue curioso e vá no nosso próximo lançamento que será em Sampa. Aguardem.
Você chegou até o fim dessa história? Então te daremos um presente, um cupom de desconto para comprar não só O grande livro da criatividade. Mas qualquer livro físico que temos em nossa loja. Aproveite e visita a nossa loja usando esse cupom – dianacionaldolivro.