Já protagonizou ou assistiu a uma discussão desnecessária que poderia ter sido evitada se houvesse a comunicação devida? Se sente sem rumo e não sabe o que se passa na cabeça do seu gestor a respeito do seu trabalho?
Muitas pessoas enxergam como palpite, outras acreditam que esse momento é baseado em cobrança ou em uma bronca. Na verdade esse é um processo delicado, mas que tem como objetivo promover crescimento por meio de uma conversa que analisa inúmeros contextos e situações.
Abaixo, nós vamos compartilhar com você a nossa visão sobre esse assunto e qual é a importância do feedback no processo de autoconhecimento e adaptabilidade.
Contexto
Não importa a empresa, tampouco o cargo hierárquico, todos nós precisamos ser analisados e compreender se estamos suprindo as expectativas de acordo com tudo aquilo que nos foi solicitado.
No entanto, avaliar uma pessoa requer cautela e consciência sobre o local, momento apropriado, maneira e tipo de feedback. Afinal, cada pessoa carrega consigo experiências, aprendizados e perspectivas voltadas a tudo aquilo que ela já vivenciou.
Para que serve o feedback?
O feedback não se restringe a avaliações positivas e negativas, mas sim, considera uma informação que sempre tenha o objetivo da melhoria contínua.
Dessa forma, dar ou receber um feedback não é tarefa fácil, aliás, muitas pessoas confundem com elogio ou crítica construtiva. Embora seja um termo um pouco rude, se bem empenhado e com razões claras, o feedback também pode servir para apontar um problema juntamente com uma ideia de solução
Reflexão pós feedback
Feedback positivo é tão importante quanto o negativo e, muitas vezes, empresas acabam perdendo bons profissionais por falta de avaliações. Não compreender se o trabalho está bem desempenhado aos olhos dos superiores, pode ajudar a desmotivar o colaborador.
E você? Como enxerga essa questão dentro do seu ambiente de trabalho?