Excesso de informação! Atualizações! Fadiga!
É fato: estamos sobrecarregados com o excesso de informação e conteúdo que recebemos diariamente. São tantas, mas tantas informações, que é impossível se sentir atualizado com tudo aquilo que nos cerca. Você já sentiu que estava ultrapassado ao ficar uma hora sem abrir suas Redes Sociais? Pois é… E quando refletimos sobre isso, podemos dizer que vai muito além daquilo que é consumido, mas principalmente daquilo que é feito para as Redes Sociais. É complexo, afinal, a produção de conteúdo deveria ser algo prazeroso e agradável, mas nos tempos em que estamos vivendo acaba se tornando algo negativo em alguns momentos.
Por isso, hoje trazemos um tema que está cada vez mais em alta: slow content, ou seja, uma forma consciente de se produzir conteúdo atualmente. Confira abaixo tudo aquilo que separamos sobre esse assunto para você!
O que é slow content?
Se pudéssemos definir esse conceito em uma única frase, seria: “o tempo não precisa ser o nosso inimigo.” Slow content é um movimento que tem como objetivo incentivar as pessoas a desacelerar e respeitarem seus processos criativos na produção de conteúdo. Vai contra o excesso de informações sem valor e profundidade, ou seja, preza por qualidade acima de quantidade.
Slow content significa produzir conteúdo sem estratégia?
Este é um mito que envolve o movimento do slow content e, infelizmente, no qual muitos ainda acreditam. Você pode desacelerar, produzir em menor quantidade e, mesmo assim, seguir um formato estratégico, que esteja dentro daquilo que você está desejando trazer para a sua organização.
É possível seguir uma frequência mais lenta, mas, ao mesmo tempo, profunda, repleta de valor e identificação. É preciso refletir, acima de tudo, sobre a intenção: vale mais a pena criar dois conteúdos por semana que sejam mais profundos e que realmente se conectem à sua essência do que cinco que são mais superficiais, sem grande valor.
Como você se beneficia ao aplicar o slow content?
Um dos maiores benefícios dessa prática é o foco no presente e a redução da ansiedade, pois o looping da produção de conteúdo, bem como o seu consumo desenfreado pode ser nocivo à nossa mente e a nossa criatividade como um todo. O primeiro passo é reduzir o volume daquilo que está sendo feito e fugir de tudo o que afasta você da sua essência criativa. Além disso, é necessário ter um olhar atento a todos os conteúdos que você consome atualmente. Eles te inspiram, ou te fazem ter uma visão crítica sobre a sua trajetória?
Conclusão
Somos acostumados ao movimento de simplesmente produzir – faz parte do ser humano querer contribuir de forma assertiva ao seu meio. Está tudo bem com isso, desde que você respeite o seu processo criativo da forma que ele for: livre, sem prazos e obrigações. Afinal, a criatividade, muito além de ser exigida, precisa ser fomentada através do
descanso, do ócio criativo e da mente vazia. Acredite: estes pontos são fundamentais para a criação de um conteúdo relevante, humano e empático.