As transições de aprendizagem podem ser perturbadoras para qualquer jovem. Crianças com idade entre 12-25 anos são particularmente vulneráveis, dado como esse período pode impactar no aumento do risco de ansiedade, transtornos depressivos e doenças mentais mais tarde na vida. Quais são os fatores que podem mitigar esses riscos e transformar as transições de aprendizagem em um período de mudança empolgante e dinâmica, em vez de um período perturbador? Como as crianças podem colher os benefícios das transições de aprendizagem em sua jornada de aprendizagem?
- RELACIONAMENTOS E CONFIANÇA
Relacionamentos autênticos, principalmente entre professores, pais e alunos, são vitais na vida de um jovem. De acordo com Casper Rongsted, da Nordic Schools na Dinamarca, diminuir ou diminuir a distância percebida entre alunos e professores por meio de conversas de aprendizagem (conversas formativas), ajuda a apoiar o sucesso durante as transições de aprendizagem. As escolas nórdicas dedicam muito tempo ao fomento de uma cultura de confiança e à construção de relacionamentos entre professores e alunos, usando ferramentas de conversação como a estrutura UPV (UP WHAT NOW), uma ferramenta para a avaliação formativa de alunos que fornece insights sobre como perguntar melhor questões. Maior confiança resulta em uma menor necessidade de avaliação ou “classificação” dos alunos e seu trabalho. Além disso, as escolas nórdicas são intencionais sobre a mesma quantidade de conversas em sala de aula entre professores e alunos. Os alunos costumam ficar com o mesmo professor em um ambiente de sala de aula menor por vários anos para apoiar e manter as relações formadas na sala de aula.
- TEMPO
O momento das grandes transições, como a mudança da escola primária para a secundária, tem um impacto significativo no ajuste escolar, especialmente porque muitas mudanças físicas e emocionais ocorrem para as crianças nessa época, como as mudanças da puberdade. Charlotte Bagnall, da Manchester Metropolitan University, no Reino Unido, conduziu pesquisas nos Estados Unidos sobre quando seria o tempo de transição “ideal” para as crianças. As crianças nos Estados Unidos fazem a transição para o ensino médio aos 14 anos, em comparação com as crianças da Austrália e do Reino Unido que passam por essa transição aos 11 ou 12 anos. Suas descobertas mostram que a transição é mais fácil quando atende às necessidades das crianças e quando centrada nas emoções o suporte é oferecido em casa e na escola. Além disso, o nível de maturidade da criança geralmente determina o sucesso da transição de aprendizagem, bem como outras variáveis, como tamanho da escola, práticas de sala de aula e níveis socioeconômicos.
- ANTECEDENTES E EXPERIÊNCIA DE VIDA
Crianças de famílias migrantes ou refugiados precisam de atenção especial quando se trata de compreender seus desafios de transição. O Dr. Santino Atem Deng, da Victoria University, na Austrália, diz que os recém-chegados costumam considerar a transição para a educação de seus filhos, e se necessário para eles, extremamente assustadora e desafiadora. Por exemplo, as famílias que chegam à Austrália precisam navegar e se ajustar a um sistema educacional diferente em comparação com sua casa anterior ou contexto de deslocamento. De acordo com a Federação de Conselhos de Comunidades Étnicas da Austrália (FECCA), apoiada pela Western English Language School (WELS) na Austrália, os alunos migrantes precisam de defesa direcionada se experimentaram uma interrupção significativa em sua escolaridade enquanto viviam em campos de refugiados.
A transição de aprendizagem é um período crítico para os jovens e será um momento decisivo em seu desenvolvimento. O apoio dedicado de pais e professores facilita as transições, o que resultará em menos ansiedade dos alunos e na aceitação de mudanças como um momento de crescimento em suas vidas.
Este artigo é baseado nas contribuições de palestrantes que participaram da Demonstração de Educação Transformativa on-line da Comunidade de Aprendizagem do Wyndham City Council, realizada em parceria com o Wyndham Community and Education Center (WCEC) em 24 de julho de 2020. Mais informações no site do WISE Education